O "Bebras - Castor Informático" é uma iniciativa internacional destinada a promover a Informática (Ciência de Computadores) e o pensamento computacional. Foi desenhado para motivar alunos de todo o mundo e de todas as idades mesmo que não tenham experiência prévia.
Tem já uma longa história e foi iniciado em 2004 pela Prof. Valentina Dagienė, da Universidade de Vilnius, na Lituânia. O seu nome original vem dessa origem ("bebras" significa "castor" em lituano). A comunidade internacional adotou esse nome, porque os castores buscam a perfeição no seu dia-a-dia e são conhecidos por serem muito trabalhadores e inteligentes.
[saber mais sobre o Bebras ao nível internacional]
O pensamento computacional é um conjunto de técnicas de resolução de problemas que envolve a maneira de expressar um problema e a sua solução de maneira a que um agente de informação (por exemplo um computador) a possa executar. É muito mais do que simplesmente saber programar e envolve vários níveis de abstração e as capacidades mentais que são necessárias para não só desenhar programas e aplicações, mas também saber explicar e interpretar um mundo como um sistema complexo de processos de informação.
A expressão "pensamento computacional" tornou-se conhecida em 2006 (ver artigo original em inglês) e pode ser vista como a nova literacia do século XXI. É algo transversal e do qual todos devem aprender um pouco.
O desafio do Bebras promove precisamente este tipo de habilidades e conceitos informáticos como a capacidade de partir um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões ou a capacidade de generalizar e abstrair.
[saber mais sobre pensamento computacional na Google]
[artigos sobre pensamento computacional (CMU)]
O Bebras tem várias escalões com problemas que se adequam a quase todas as idades e anos de escolaridade pré-universitários. Em Portugal, tal como no resto do mundo, vamos promover desafios para as seguintes faixas etárias:
Não é necessária nenhuma experiência prévia e os problemas são desenhados para apelar a todos.
Num determinado tempo limite, os alunos tentam individualmente responder a um conjunto de pequenos mas estimulantes problemas pensadas pela comunidade internacional para a respectiva faixa etária. Os problemas começam por ser mais simples e gradualmente a dificuldade vai subindo, para que o desafio tenha algo para todos.
Para ter uma ideia dos problemas pode espreitar a nossa secção de exemplos de problemas. Pode também ver problemas de outros anos nos sites nacionais de cada país.
O tempo e o número de problemas pode variar, mas é usual algo como 45 minutos para 15 problemas, que será o que usaremos este ano em Portugal (ver mais sobre a edição 2022).
Acima de tudo ter vontade de participar! Em 2022, tal como nos anos anteriores, iremos oferecer um regime misto e os desafios poderão ser feitos num computador (para recolher automaticamente as respostas) ou em papel.
Depois de termos um professor responsável na escola, nós disponibilizaremos o acesso a uma plataforma com os problemas e disponibilizaremos também antecipadamente um PDF com a prova que podem depois imprimir no caso de preferirem fazer a prova em papel.
Idealmente todos os estudantes de uma dada faixa etária na escola poderiam participar já que parte do objetivo é descobrir aptidões nesta área. Adoraríamos por isso que toda a sua escola participasse, mas se forem apenas algumas turmas, também teríamos todos o gosto em contar com vocês.
A segunda semana de Novembro é a "semana internacional do Bebras". Essa é por isso a data preferida e entre 7 a 11 de Novembro poderão optar pelo dia e horário mais conveniente, que até poderá ser diferente para cada turma.
Se a logística na sua escola for complicada, existe a hipótese de realizar a prova apenas na semana de 14 a 18 de Novembro, a semana de extensão.
Basta que entrem em contacto com a organização para se registarem no "Bebras - Castor Informático" para fazerem parte desta "festa" de promoção da Informática.