Regulamento

O regulamento da edição 2020 pode ser aqui consultado.

Regulamento (Edição 2020)

1. Objetivo. ​A Competição Bebras de Pensamento Computacional tem como objetivo promover e divulgar o Pensamento Computacional entre professores e jovens alunos, em particular, e entre a população e decisores na área da Educação, em geral.

2. Destinatários. Poderão participar na Competição Bebras de Pensamento Computacional alunos do 3º ao 12º anos de escolaridade de escolas públicas ou privadas em território nacional. Cabe às escolas participantes decidir quais os alunos que vão participar e inscrevê-los de acordo com o explicitado no Ponto 4.

3. Professores Responsáveis (PR)

3.1. Os Professores Responsáveis (PR) são os professores que inscrevem a sua escola na Competição Bebras de Pensamento Computacional. Cada escola deverá ter um PR, sendo que um Agrupamento poderá ter vários PR (os correspondentes a cada escola).

3.2. Os PR são responsáveis pelo sigilo e fiéis depositários dos acessos à plataforma online e dos enunciados da prova, os quais receberão por email até 2 dias úteis antes do início da competição. É da responsabilidade dos PR gerir os acessos à plataforma ou fazer a impressão da prova em número suficiente para todos os alunos inscritos, conforme o modo de participação da escola (online ou em papel).

3.3. Os PR são responsáveis por proporcionar um espaço adequado para a realização da prova nas datas e horas estipuladas pela escola. Caso a prova seja feita presencialmente, os PR deverá garantir a vigilância da prova, podendo delegar a mesma a colegas que deverá escolher.

3.4. No caso da prova ser feita através da plataforma online, as correções são automáticas.

3.5. No caso da prova ser feita em papel, o PR terá acesso a uma folha de cálculo para colocar as respostas dos alunos. Essa folha deverá, posteriormente, ser enviada para a organização.

3.6. Os PR são responsáveis pela receção dos resultados, os quais serão enviados por email, bem como pela divulgação da competição junto de todos os alunos e colegas da sua escola.

4. Inscrições

4.1. Caso a escola realize a prova através da plataforma online, as inscrições são feitas diretamente na plataforma pelo PR, de acordo com as indicações que lhe serão fornecidas.

4.2. Caso a escola realize a prova em papel, as inscrições são feitas por email. Para tal, basta enviar um ficheiro Excel (ou CSV) com quatro colunas: turma, ano de escolaridade, primeiro nome do aluno, último nome do aluno. O nome dos alunos inscritos pode ser anonimizado, caso a escola assim o entenda. Nesse caso, cabe à escola realizar a anonimização.

4.3. As inscrições devem ser efetuadas até dia 6 de novembro de 2020.

4.4. As inscrições são da responsabilidade do PR.

4.5. Não serão aceites inscrições submetidas por outros professores, nem por alunos a título individual.

5. Estrutura da prova

5.1. A competição tem cinco categorias distintas, de acordo com os anos de escolaridade:

  • Castores - Alunos do 3º e 4º ano
  • Benjamins - Alunos do 5º e 6º ano
  • Cadetes - Alunos do 7º e 8º ano
  • Juniores - Alunos do 9º e 10º ano
  • Seniores - Alunos do 11º e 12º ano

5.2. A competição terá apenas uma fase, a qual é constituída por uma prova de escolha múltipla. Existem perguntas de três níveis de dificuldade diferentes, cuja pontuação é da seguinte forma:

Dificuldade Correto Incorreto Não respondido/
Ilegível
Fácil +6 -2 0
Médio +9 -3 0
Difícil +12 -4 0

5.3. A prova é individual e tem a duração de 45 minutos.

5.4. Os alunos respondem através da plataforma (versão online) ou numa folha de respostas (versão em papel). A prova deverá ser feita, preferencialmente, na escola, mas, devido à situação de pandemia, aceita-se que alguns alunos realizem a prova a partir de casa, desde que usem a plataforma.

5.5. No caso da versão em papel, a folha de respostas é independente do enunciado da prova. Esta folha é fornecida conjuntamente com a prova. A folha de respostas deverá estar devidamente identificada e é a única folha que deverá ser considerada para efeitos de avaliação, de acordo com as indicações do Ponto 3.5.

5.6. No caso da versão em papel, o enunciado da prova deve ser recolhido no final do concurso.

5.7. A gestão de situações de fraude ou de comportamento inapropriado durante a realização da prova ficará a cargo da escola, a qual deve gerir a situação de acordo com as suas regras internas.

6. Datas das provas. ​A prova deverá ser realizada, preferencialmente, entre 9 a 13 de novembro. Em casos excecionais, poderá ser feita entre 16 a 20 de novembro. Não é necessário que todas as turmas da escola realizem a prova em simultâneo. Dentro do período definido, cabe à escola decidir a melhor logística para a realização das provas.

7. Classificações. ​O resultado das provas, incluindo a nota e o nome dos classificados, serão divulgados ao PR por email individual. Para além disso, a escola receberá também estatísticas nacionais gerais e por pergunta. Cabe à escola decidir como pretende divulgar esses resultados.

8. Certificados

8.1. Serão atribuídos, em formato digital, certificados de participação no concurso, os quais poderão ser impressos pela escola caso esta pretenda entregá-los aos seus alunos.

8.2. Serão ainda disponibilizados, em formato digital, certificados para os professores envolvidos na competição.

9. Prova modelo.​ As provas do ano anterior funcionam como prova modelo. Estas podem ser consultadas no site oficial da competição portuguesa (bebras.pt). As resoluções estão disponíveis sob solicitação.

10. Outros. A organização reserva-se ao direito de alterar e promover exceções ao regulamento por motivos que advenham do decorrer da preparação e realização da competição.